Blog

Exelência na reabilitação de amputados.

ENTRE EM CONTATO

Como funcionam as próteses biônicas

13 de junho de 2022

Como funcionam as próteses biônicas


Saber como funcionam as próteses biônicas pode ser um bom começo na hora de procurar por uma nova prótese. Mesmo que pareçam saídas de um filme de ficção científica, as próteses biônicas já são realidade para muitas pessoas.


Na verdade, as próteses biônicas nada mais são do que dispositivos de última geração, com sensores conectados ao músculo.

Ou seja, os sensores captam os pulsos elétricos e permitem a mobilidade da prótese.


Quer saber um pouco mais sobre como funcionam as próteses biônicas e as vantagens desse tipo de prótese quando comparado a outros modelos? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos para você.

Diferença entre prótese biônica e mecânica

Tanto a prótese biônica quanto a mecânica, são usadas para garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas que tiveram membros amputados. A principal diferença entre a prótese biônica e a prótese mecânica está no tipo de movimentação permitido em cada uma. 


Ou seja, a prótese biônica permite movimentos muito mais complexos, como a movimentação da mão necessária para pintar. Já a prótese mecânica realiza movimentos mais restritos, permitindo movimentos mais simples como abrir e fechar a mão.


Tipos de prótese biônica

São dos tipos principais de próteses biônicas, que são criadas para amputações tanto nos membros superiores quanto inferiores.

Próteses biônicas para membros superiores
As próteses biônicas para membros superiores são aquelas que são colocadas em amputações das mãos ou dos braços. Entre os principais modelos de próteses biônicas temos:


  • Prótese biônica para mão, que permite uma movimentação bastante precisa, possibilitando atividades específicas como pintar, desenhar ou até mesmo utilizar ferramentas;
  • Cotovelo biônico, uma prótese acionada por sensores ligados ao músculo, por meio de um motor elétrico, que auxilia na movimentação da prótese de mão.


Próteses biônicas para membros inferiores

São diversos os modelos de próteses para membros inferiores, sendo projetadas para amputações:


  • Transtibial;
  • Transfemoral;
  • Desarticulação de joelho ou quadril.


Essas próteses são desenvolvidas de forma a garantir uma movimentação muito mais segura para o usuário. Por exemplo, uma pessoa que sofreu amputação transfemoral, pode, por meio da prótese biônica, descer uma escada ou uma rampa sem grandes dificuldades.

protese de mao bionica

As próteses do futuro

Na Suécia, estão sendo desenvolvidas novas próteses biônicas, que possuem uma resposta de ação muito mais rápida considerando a tecnologia atual. Essa nova tecnologia vai permitir que pessoas com membros amputados tenham ainda mais controle sobre suas próteses.


Além disso, foi desenvolvido um algoritmo de machine learning que registra os impulsos e aprende os movimentos. Dessa forma, você vai conseguir “treinar” a sua mão biônica para realizar vários tipos de movimentos.

Esse maior controle vai garantir muito mais qualidade de vida, permitindo que os usuários realizem vários tipos de tarefas a que estavam acostumados.


Agora você já sabe um pouco mais sobre como funcionam as próteses biônicas e também sobre novas tecnologias que estão para entrar no mercado. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com a nossa equipe e agendar uma avaliação para encontrar a prótese biônica ideal para você.


Esse artigo foi escrito pelo empresário e especialista  na reabilitação de amputados Vitor Dourado


FALAR COM ESPECIALISTA
Por Camila Brito 21 de outubro de 2025
Posso Dormir com a Minha Prótese? Entenda o Que é Recomendado! 
14 de outubro de 2025
Sentir dor ao usar uma prótese é algo que preocupa muitos amputados — especialmente durante os primeiros dias de adaptação.
Por Camila Brito 3 de outubro de 2025
As próteses personalizadas deixaram de ser um mito e hoje já são realidade, tanto na parte estética quanto funcional.
Por Camila Brito 2 de outubro de 2025
Sim, é possível usar calçados com a prótese, mas é importante escolher modelos adequados para garantir conforto, segurança e melhor desempenho no dia a dia.
Por Camila Brito 29 de setembro de 2025
Tomar banho com a prótese é possível, desde que você tenha o modelo adequado e siga as orientações corretas.
25 de setembro de 2025
A sensibilidade no coto é uma etapa comum do processo de reabilitação, mas não precisa ser um obstáculo.