Blog

Exelência na reabilitação de amputados.

ENTRE EM CONTATO

Quanto tempo leva para o coto estabilizar de volume?

7 de novembro de 2022

Ao dar início a fase de protetização, muitos imaginam que em poucos dias terão o encaixe definitivo e o modelo final da prótese prontos. No entanto, o coto varia de volume de forma recorrente após a amputação, devido ao edema pós-cirúrgico. Dessa forma, por segurança, o período com encaixe provisório é estendido até que o coto amadureça por completo, cessando as alterações de volume.

Na fase pré-protetização, é iniciado o enfaixamento, com uma faixa compressiva capaz de oferecer pressão suficiente para reduzir o edema remanescente no coto e também moldá-lo, obtendo um formato mais adequado para confecção da prótese. Esse enfaixamento é iniciado após a retirada dos pontos e completa cicatrização do coto, contribuindo muito para redução do inchaço.

Treino com prótese

No entanto, o coto tende a estabilizar seu volume com o início da utilização da prótese, ao sentir descarga de peso e maior pressão ao seu redor, sendo importante que o encaixe provisório seja mantido até por volta de 6 a 8 meses de pós-operatório, se estendendo a 12 meses em alguns casos, com o objetivo de atingir a completa maturação do coto, para que o encaixe definitivo seja confeccionado de forma assertiva. 

Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.

FALAR COM ESPECIALISTA
Por Icaro Dantas 30 de junho de 2025
Próteses de perna: qual é a melhor opção para cada tipo de amputação
Por Icaro Dantas 9 de junho de 2025
Descubra como a inteligência artificial está tornando próteses mais precisas, intuitivas e adaptáveis, transformando mobilidade e autonomia para pessoas com amputações em 2025.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
A tecnologia por trás das próteses modernas é o resultado de um profundo estudo do corpo humano em movimento.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
Por trás de cada órtese existe uma história de superação. Cada pessoa que inicia a jornada de reabilitação com um dispositivo ortopédico vive um processo único de adaptação, aprendizado e conquista.
Por Camila Brito 4 de junho de 2025
Se antes eram estruturas mecânicas e estáticas, hoje elas incorporam tecnologia de ponta, tornando-se dispositivos ativos, inteligentes e cada vez mais parecidos com o funcionamento natural do corpo humano.
Por Camila Brito 3 de junho de 2025
Os exoesqueletos são estruturas robóticas vestíveis, geralmente feitas de metal leve e motores elétricos, que funcionam como uma armadura externa que fornece força e estabilidade ao corpo.