Blog

Exelência na reabilitação de amputados.

ENTRE EM CONTATO

Amputação transfemoral x Desarticulação do joelho

24 de agosto de 2022

Quando o assunto é nível de amputação, muitas dúvidas podem surgir, seja por conta do nome ou das estruturas que ainda vão estar presentes no membro residual. Tanto nas amputações transfemorais quanto nas desarticulações de joelho, o membro residual não terá mais a articulação do joelho, então qual a diferença entre elas?


A articulação do joelho é composta por três ossos: o fêmur (osso da coxa), a tíbia (osso da canela) e a patela (ossinho na frente do joelho). A amputação transfemoral é realizada em uma parte do fêmur, podendo ser distal, média ou proximal. Na desarticulação de joelho, o fêmur continua intacto e também há preservação da patela, o que possibilita descarga de peso distal e maior controle do coto.


No entanto, nem sempre é possível ser feita a desarticulação. O nível de amputação a ser escolhido vai depender das estruturas acometidas e das causas envolvidas. Nos dois níveis de amputação a reabilitação com protetização pode ser realizada, onde vai ser escolhido um joelho protético de acordo com o perfil de cada pessoa.


Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe, estamos à disposição!


FALAR COM ESPECIALISTA
Por Camila Brito 21 de outubro de 2025
Posso Dormir com a Minha Prótese? Entenda o Que é Recomendado! 
14 de outubro de 2025
Sentir dor ao usar uma prótese é algo que preocupa muitos amputados — especialmente durante os primeiros dias de adaptação.
Por Camila Brito 3 de outubro de 2025
As próteses personalizadas deixaram de ser um mito e hoje já são realidade, tanto na parte estética quanto funcional.
Por Camila Brito 2 de outubro de 2025
Sim, é possível usar calçados com a prótese, mas é importante escolher modelos adequados para garantir conforto, segurança e melhor desempenho no dia a dia.
Por Camila Brito 29 de setembro de 2025
Tomar banho com a prótese é possível, desde que você tenha o modelo adequado e siga as orientações corretas.
25 de setembro de 2025
A sensibilidade no coto é uma etapa comum do processo de reabilitação, mas não precisa ser um obstáculo.