Blog

Exelência na reabilitação de amputados.

ENTRE EM CONTATO

Em quanto tempo vou me adaptar a prótese?

12 de agosto de 2022

O processo de protetização, exige muita dedicação e empenho tanto do paciente, quanto dos profissionais envolvidos no processo de reabilitação. O tempo de adaptação varia muito, podendo ser logo nos primeiros dias após receber a prótese provisória ou se estender por todo processo de reabilitação. É importante levar em consideração que dores e pequenos desconfortos no início são comuns, causando vermelhidão em algumas regiões do coto. No entanto, esse desconforto desaparece após alguns dias conforme o corpo de adapta à prótese. 


Alguns fatores podem influenciar o tempo de adaptação às próteses como por exemplo, a idade do paciente. Conforme envelhecemos o corpo sofre uma progressiva perda de massa muscular e óssea, o que pode causar dores e desgaste articular que em alguns casos, se intensificam no contato do coto com a prótese. Isso não significa que idosos não vão se adaptar de forma mais rápida também, pois outros fatores estão envolvidos, como o nível de atividade física pré-amputação e o tipo de amputação. Cotos menores, podem ter maior dificuldade de fixação e encaixe da prótese.


Dependendo do nível de amputação, são necessárias próteses mais elaboradas para uma boa funcionalidade, o que nem sempre condiz com as condições financeiras do paciente, levando a busca por uma mais simples, o que pode dificultar a adaptação. Nesse caso, existe o crédito acessibilidade BB que pode auxiliar na compra da prótese.


Características como sensibilidade exacerbada, má cicatrização e inchaço do coto também podem prejudicar o processo de protetização. É importante que logo após a cirurgia se tenha atenção a cicatrização, trocando o curativo sempre que necessário e assim que retirar os pontos ter atenção ao enfaixamento e dessensibilização, prevenindo futuras complicações.


Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e para mais informações ou dúvidas, entre em contato!


Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação  Samara Mota.


FALAR COM ESPECIALISTA
Por Camila Brito 21 de outubro de 2025
Posso Dormir com a Minha Prótese? Entenda o Que é Recomendado! 
14 de outubro de 2025
Sentir dor ao usar uma prótese é algo que preocupa muitos amputados — especialmente durante os primeiros dias de adaptação.
Por Camila Brito 3 de outubro de 2025
As próteses personalizadas deixaram de ser um mito e hoje já são realidade, tanto na parte estética quanto funcional.
Por Camila Brito 2 de outubro de 2025
Sim, é possível usar calçados com a prótese, mas é importante escolher modelos adequados para garantir conforto, segurança e melhor desempenho no dia a dia.
Por Camila Brito 29 de setembro de 2025
Tomar banho com a prótese é possível, desde que você tenha o modelo adequado e siga as orientações corretas.
25 de setembro de 2025
A sensibilidade no coto é uma etapa comum do processo de reabilitação, mas não precisa ser um obstáculo.