Blog

Exelência na reabilitação de amputados.

ENTRE EM CONTATO

Quais os componentes de uma prótese de perna transfemoral?

14 de outubro de 2022

A prótese transfemoral é confeccionada para amputações acima do joelho, realizadas em algum nível do fêmur (osso da coxa) podendo ser no terço proximal (mais próximo do quadril), médio (meio do osso) ou distal (mais longe do quadril). Apesar de muito conhecidas, algumas dúvidas surgem ao dar início a busca por uma prótese, como por exemplo de que material é feito e o que compõe a prótese.

No caso da prótese transfemoral, ela é composta por encaixe, joelho, corpo e pé. Diferente da prótese transtibial, é necessário um joelho protético, a ser escolhido de acordo com o nível de atividade da pessoa que irá utilizá-lo e suas necessidades. Existe uma variedade de joelhos protéticos no mercado, com opção de mecanismo de funcionamento pneumático, hidráulico e até mesmo elétrico no caso dos joelhos biônicos, possibilitando movimentos mais próximos do fisiológico.

Componentes de uma prótese

O corpo é a parte abaixo do joelho, representando a canela, podendo ser feito de diversos materiais como alumínio, aço ou titânio. O pé é uma das partes principais, onde é apoiada toda a prótese e o responsável por absorver impactos durante a marcha, tendo também vários modelos que podem ser utilizados.

Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.

FALAR COM ESPECIALISTA
Por Icaro Dantas 30 de junho de 2025
Próteses de perna: qual é a melhor opção para cada tipo de amputação
Por Icaro Dantas 9 de junho de 2025
Descubra como a inteligência artificial está tornando próteses mais precisas, intuitivas e adaptáveis, transformando mobilidade e autonomia para pessoas com amputações em 2025.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
A tecnologia por trás das próteses modernas é o resultado de um profundo estudo do corpo humano em movimento.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
Por trás de cada órtese existe uma história de superação. Cada pessoa que inicia a jornada de reabilitação com um dispositivo ortopédico vive um processo único de adaptação, aprendizado e conquista.
Por Camila Brito 4 de junho de 2025
Se antes eram estruturas mecânicas e estáticas, hoje elas incorporam tecnologia de ponta, tornando-se dispositivos ativos, inteligentes e cada vez mais parecidos com o funcionamento natural do corpo humano.
Por Camila Brito 3 de junho de 2025
Os exoesqueletos são estruturas robóticas vestíveis, geralmente feitas de metal leve e motores elétricos, que funcionam como uma armadura externa que fornece força e estabilidade ao corpo.