Blog

Exelência na reabilitação de amputados.

ENTRE EM CONTATO

Quais são as fases da protetização?

3 de novembro de 2022

O processo de proteção tem início com a avaliação, onde é avaliado o coto do paciente, a causa da amputação, o nível de mobilidade e suas necessidades. Após a avaliação é possível definir os componentes ideais para cada caso. Com o coto bem cicatrizado, apto a receber a prótese, é feito o molde para o encaixe, parte mais importante da prótese.

O encaixe fica em contato direto com o coto e é confeccionado a partir de um molde de gesso. Na fase inicial, é feito um encaixe provisório em material termo moldável, para que sejam feitas as alterações necessárias conforme o coto muda de volume e se adapta à prótese. Com o encaixe provisório pronto, é iniciada a fisioterapia, com treinos de descarga de peso, marcha, equilíbrio e propriocepção, variando o foco de acordo com cada caso.

Treino com prótese

A fisioterapia também pode ser iniciada antes da confecção da prótese, com objetivo de preparar o paciente para receber a prótese de forma mais segura, com exercícios de alongamento, fortalecimento, equilíbrio, propriocepção e treino cardiorrespiratório.

Ao atingir um bom controle da prótese, aprender a manuseá-la de forma correta e com um bom equilíbrio, são feitos os ajustes técnicos finais e o paciente recebe alta com encaixe provisório, sendo solicitado retorno a clínica com uma frequência menor, para avaliar o amadurecimento do coto, a evolução do paciente, ajustes técnicos e para confecção por fim, do encaixe definitivo.

Este artigo foi escrito pela fisioterapeuta especialista em reabilitação de pessoas com amputação Samara Mota.

FALAR COM ESPECIALISTA
Por Icaro Dantas 30 de junho de 2025
Próteses de perna: qual é a melhor opção para cada tipo de amputação
Por Icaro Dantas 9 de junho de 2025
Descubra como a inteligência artificial está tornando próteses mais precisas, intuitivas e adaptáveis, transformando mobilidade e autonomia para pessoas com amputações em 2025.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
A tecnologia por trás das próteses modernas é o resultado de um profundo estudo do corpo humano em movimento.
Por Camila Brito 6 de junho de 2025
Por trás de cada órtese existe uma história de superação. Cada pessoa que inicia a jornada de reabilitação com um dispositivo ortopédico vive um processo único de adaptação, aprendizado e conquista.
Por Camila Brito 4 de junho de 2025
Se antes eram estruturas mecânicas e estáticas, hoje elas incorporam tecnologia de ponta, tornando-se dispositivos ativos, inteligentes e cada vez mais parecidos com o funcionamento natural do corpo humano.
Por Camila Brito 3 de junho de 2025
Os exoesqueletos são estruturas robóticas vestíveis, geralmente feitas de metal leve e motores elétricos, que funcionam como uma armadura externa que fornece força e estabilidade ao corpo.